OFICINAIS TERAPÊUTICAS NO NAAB DE CONSTANTINA

Em 2013 a Administração Municipal de Constantina através da Secretaria Municipal de Saúde implantou, em parceria com o Governo do Estado, o Núcleo de Apoio a Atenção Básica NAAB que tem como objetivo garantir o acesso em saúde mental com qualidade e continuidade em uma perspectiva de cuidado em rede de saúde.

Pacientes com transtorno mental, dependente químico e alcoolismo são o público alvo da equipe que é composta por psicóloga (Silvana Casagranda), Assistente Social (Paula Mietch) e coordenadora (Joice Cenci).

O trabalho é realizado através de atendimentos individuais e familiares, atendimento psicológico, e em grupo, através de acompanhamento dos medicamentos, visitas domiciliares e oficinais terapêuticas que tiveram início no mês de outubro com a realização de trabalhos natalinos, encaminhamento de internações e acompanhamento pós-alta.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA EQUIPE EM 06 MESES DE TRABALHO:

- Atendimentos individuais e familiares: 423

- Atendimentos psicológicos: 360

- Internações: 20 (06 depressivos e 14 por alcoolismo/dependência química)

- Visitas domiciliares: 101

- Encontros grupos depressivos: 68

- Encontros grupos com oficinas terapêuticas: 21

- Acompanhamento grupo Alcoólicos Anônimos: 14 (aos domingos a noite).

O Secretário de Saúde Vilson Menegazzo destaca que graças ao trabalho preventivo, atuando de forma integrada e coletiva, a equipe do NAAB com acompanhamentos individuais e em grupo e constantes visitas familiares evitou nos últimos seis meses em torno de 30 internações.

Vilson destacou ainda que o trabalho esta tendo resultado positivo também graças a aceitação dos pacientes aos trabalhos propostos nas oficinais terapêuticas, pois eles estão frequentando, participando e apresentando avanços significativos.

Os próprios pacientes que frequentam as oficinais terapêuticas fizeram questão que fazer a entrega de enfeites natalinos, por eles produzidos, ao Prefeito e Vice e também ao Poder Legislativo.

Comentários não são permitidos.